ENSAIO

UINA DE ITAICI

PRÉ CASAMENTO CAROL E CHARLES

Sem duvidas esse foi um dos ensaio mais legais que eu já fotografei! Desde quando eu comecei a fotografar, meu pai me fala da Histórica Usina de Itaici, e meu sonho era fazer um ensaio lá! Enfim encontrei os noivos (muitooooo queridos diga-se de passagem), Carol e Charles toparam a aventura e lá fomos nós rumo a santo Antonio do Leverger. Depois de pegar um barco e andar 30 minutos pelo Rio Cuiabá (experiência incrível, amei) chegamos ao nosso destino. Amo lugares históricos, e a beleza da Usina me tirou o fôlego! linda imponente e cheia de mistérios, foi incrível fotografar a historia de Carol e Charles lá. Tirei fotos durante o nosso percurso e na volta, para compartilhar com vocês um pouquinho do que é a beleza da Usina, todos deveriam um dia conhecer!!!


UM POUCO DA HISTORIA DE ITAICI: 

A Usina de Itaici começou a ser edificada em 11 de junho de 1896 e terminou somente 14 meses depois. Estima-se que algo em torno de mil operários participaram da construção. O maquinário foi todo importado da Alemanha e chegou ao local por transporte fluvial. De 1900 a 1920 a Itaici teve o seu período de esplendor e foi considerada a maior e mais importante usina dentre um complexo de 13 que haviam sido construídas.

E toda essa importância tinha seus motivos, pois era a Itaici que movimentava grande parte da economia de Mato Grosso na passagem do século 19 para o 20. Na época, a usina era propriedade de uma figura lendária da história mato-grossense, Antônio Paes de Barros (Totó Paes de Barros), que foi presidente do Estado.

Ela chegou a abrigar uma população que registrava aproximadamente cinco mil pessoas, sendo o primeiro lugar do Estado a ter energia elétrica. Contava ainda com uma infra-estrutura invejável para aqueles tempos, com farmácia, capela, escola, dezenas de casas em estilo popular padronizado, aulas de música para as crianças e, inclusive, tinha moeda própria, cunhada ali mesmo.

A decadência da usina começou no início da década de 30 até ser desativada em 1957.